domingo, dezembro 12

Algoritmo Marthineziano

O Algoritmo Marthineziano demonstra um erro cometido por varias pessoas ao pensar que num evento onde há relação estrita entre duas pessoas, tem que haver um número par de elementos para que sempre dê certo.

O Algoritmo Marthineziano vale para, por exemplo, um campeonato de futebol, onde os times se enfrentam dois a dois. Nesse caso é fácil perceber que se houver 3 times, um não joga. Entretanto o Algoritmo não é válido para eventos ditos circulares – quando o último interage com o primeiro. Num amigo secreto, temos o Erro do Algoritmo Marthineziano descoberto pelo Filósofo Russo Luks Sennemóvsky Ruyévsky e pelo Matemático Holandês Led van Allenois Casteletti.

Nesse caso, existem as variâncias para o Erro do Algoritmo Marthineziano: o Algoritmo Marthineziano Ortodoxo – que acha que se o número de pessoas for ímpar, um sempre sobra (absurdo) - e o Erro Adjunto pelo Complexo Gabrielal – que acha que sempre dá certo se o número de pessoas for ímpar e alguém receba dois presentes (muito mais absurdo).

Foi feita uma pesquisa demonstrou que mais de 30% da amostra cometeu o erro do algoritmo Marthineziano, um número considerável perante a gravidade monstra do erro.

O algoritmo pode ser expresso pela fórmula:

Ln (tg π/2 + π) x π^N x cosG = 1

onde G é a constante de gravitação universal e N é o número de pessoas. O que é absurdo visto que não é determinado tg π/2

Vale a mensagem que se você vai fazer um amigo secreto, não deve cometer o erro do Algoritmo Marthineziano visto que é só você pensar em uma roda, e os presentes são dados sempre para a pessoa à direita, todos ganham.

Em breve passaremos mais informações sobre o Algoritmo e suas implicações, bem como um artigo filosófico falando sobre "Amigosecreto.com: Mito, ou mistificação?"


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial